7. Vá direto ao assunto, evite as abstrações

Vá direto ao assunto, evite as abstrações

As mensagens objetivas são claras — a linguagem abstrata pode ser vaga e desencorajante. Abusar da abstração pode mesmo levar o leitor a pensar que o autor do texto não sabe do que está a falar ou que algo de suspeito está na origem desta verborreia.

De modo geral, se puder utilizar um termo objetivo em vez de um mais abstrato que queira dizer exatamente a mesma coisa, escolha o termo objetivo. Tornará a mensagem mais direta e, por conseguinte, dar-lhe-á mais impacto.

Assim, em vez de…: ... experimente usar:
cloudy_sun.png sun.png
extirpar cortar
perseguir um objetivo visar
oportunidades de emprego postos de trabalho
evolução negativa declínio
emprego remunerado trabalho pago
investimento em capital humano (*) formar (os trabalhadores) melhorar as competências (dos trabalhadores) formar e instruir
(*) Este exemplo ilustra como por vezes é difícil ser objetivo.

SUGES TÃO: Em Word, selecione uma palavra, carregue no botão direito do rato e escolha a opção «sinónimos» do menu, para encontrar outros vocábulos. A lista de sinónimos tem palavras abstratas e objetivas. Tente escolher uma palavra objetiva em vez de um termo mais vago que se possa utilizar indiscriminadamente. Por exemplo, a palavra identificar é perfeitamente aceitável, mas há casos em que é preferível substituí-la por uma palavra mais clara:

identificar problemas detetar problemas
identificar a solução encontrar a solução
identificar a intenção indicar a intenção


© União Europeia, 2013
Privacy Policy