2. Como e onde posso aprender uma língua estrangeira?

Escolha a sua abordagem. Existem muitos métodos e abordagens de aprendizagem diferentes, nomeadamente aulas em sala, auto-aprendizagem e cursos por telefone, cursos de imersão no estrangeiro, aprendizagem virtual, entre muitos outros. Opte pela combinação que melhor se adapta a si.

• Testar o curso. As escolas de línguas são fáceis de encontrar na maioria dos locais: basta pegar numa lista telefónica ou navegar na Internet. No entanto, é importante escolher a escola certa. Antes de se inscrever, convém visitar a escola e falar com um professor, procurar opiniões neutras sobre o estabelecimento e pedir conselhos a amigos e conhecidos.

• Aproveite os meios de comunicação. Hoje em dia, graças à facilidade de acesso aos canais de televisão e de rádio de todo o mundo via satélite, cabo e Internet, tornou-se fácil encontrar conteúdos na língua que pretende aprender.

Rede de línguas. A Internet tornou-se um poderoso recurso para a aprendizagem de línguas, sendo que muitos dos materiais e ferramentas disponíveis são gratuitos. É fácil encontrar cursos de línguas em linha, bem como dicionários, jogos educativos, fóruns, fóruns de discussão, apoio, vídeos, exercícios de compreensão oral, resumos, e muitos mais. Além disso, a Internet tem muitos conteúdos autênticos, tais como jornais e revistas, em todas as línguas.

Equipas de línguas. Organize uma troca de conversação com um falante nativo que pretenda aprender a sua língua. Deste modo, ambos terão oportunidade de praticar.

Torne-se membro de um clube de línguas; estes clubes são pontos de encontro populares na Europa que permitem não só aprender línguas, mas também socializar.

Materiais culturais. À medida que vai progredindo na língua, saboreie a cultura através de livros, música, filmes, etc. Geralmente, os filmes em DVD podem ser vistos dobrados ou legendados em várias línguas. Para além disso, existem cada vez mais livros áudio, muitas vezes lidos por autores ou actores famosos, disponíveis em muitas línguas.

Os correspondentes são uma forma tradicional de melhorar as suas competências numa língua estrangeira, de aprender mais sobre a sociedade e a cultura local e de fazer amigos. Na era digital, a Internet pode ser um poderoso instrumento de comunicação que permite ultrapassar fronteiras linguísticas e sociais.



© União Europeia
Privacy Policy