3. Organize o seu documento

Se o seu plano contiver um resumo, redija-o em primeiro lugar: poderá chegar à conclusão de que não é necessário acrescentar mais nada! Coloque-o no início do documento, porque esta é a primeira (e por vezes a única) parte que as pessoas leem.

No início.
  • Considere, em especial, elementos de ligação que ajudem os leitores a seguir a lógica e a fundamentação do documento. Escolha títulos e outros indicadores que permitam ao leitor identificar a informação essencial sem que esta tenha de ser repetida ao longo do documento. Utilize títulos e subtítulos informativos para pôr em destaque os aspetos mais importantes do documento. Um título como «Acompanhar as fusões de forma mais atenta» é mais informativo do que «Acompanhamento de fusões».
  • Pense na melhor forma de apresentar os seus argumentos sem hostilizar o leitor. Será possível substituir o texto por símbolos, gráfi cos ou quadros? É necessário incluir um glossário ou uma lista de defi nições?
  • Para além do início, a parte mais lida de um documento é a conclusão. Um leitor pode passar à frente de todo o texto para chegar à conclusão. Assegure-se de que esta é clara, concisa e pertinente.
  • Apresente a estrutura de documentos mais longos através de um índice.


Ao redigir
Siga as sugestões que apresentamos em seguida
Consulte os guias de apoio à redação (ver a última página).
Corte! Há que ser implacável: assegure-se de que cada parágrafo e cada palavra são realmente imprescindíveis.
Suprima todas as palavras supérfluas, mas assegure-se de que a mensagem continua a ser percetível:

cloudy.png A data-limite que deve ser respeitada para a apresentação das candidaturas é 31 de março de 2012.
cloudy_sun.png A data-limite para apresentação das candidaturas é 31 de março de 2012.
sun.png Prazo para apresentação das candidaturas: 31 de março de 2012.

Dois problemas frequentes na Comissão Europeia:

  1. Reciclagem de um texto anterior sem adaptação
    Os textos mais antigos podem pecar por falta de clareza e não repercutir novas realidades nem novas práticas de redação. Não se esqueça de introduzir as adaptações necessárias.

  2. Corta e cola
    Por vezes, são utilizados excertos de diferentes documentos para elaborar um novo texto. Atenção às incoerências terminológicas, às repetições e omissões, porque podem pôr em causa a lógica interna e a clareza do produto fi nal.


© União Europeia, 2013
Privacy Policy